terça-feira, 25 de dezembro de 2007

O que me irrita no natal

Muitas coisas me irritam no natal.

Em primeiro lugar, fico irritado com a exploração comercial da data. Tudo é comércio. A publicidade explora a compulsão consumista das pessoas e as estimula a consumir mais ainda quando vem chegando o natal.

Não suporto os comerciais de natal. As Mensagens, músicas, sorrisos... Tudo artificial. Tudo ensaiado. Tudo feito para comover os trouxas. Os bancos, que passam o ano todo assaltando o bolso da gente com taxas exorbitantes, se transformam na fantástica fábrica de felicidade nos comerciais.

Os telejornais também conseguem me irritar ainda mais no natal. Todo ano é a mesma coisa. As mesmas matérias sobre "solidariedade e espírito natalino", as mesmas pautas sem nenhuma criatividade. Haja história de Papai Noel! Como dizem uns conhecidos meus, "ninguém merece". Além disso, só mostram as comemorações e tradições católicas. A mensagem do Papa também merece destaque.

A religiosidade com cheiro de naftalina e os discursos sem nenhuma novidade também me irritam. Ontem, véspera de natal, fui à igreja que freqüentei na minha adolescência e parte da minha juventude na cidade onde nasci, na esperança de ouvir alguma mensagem revigoradora. Não passou de esperança. Ouvi um discurso velho, o mesmo relato do nascimento do menino Jesus, algumas metáforas batidas, palavras que não empolgavam, não levavam a nenhuma reflexão nem incomodavam. Porque eu acho que as palavras têm que provocar e incomodar, para que saíamos da pasmaceira habitual.

Esse tipo de discurso e esse tipo de religiosidade, além de me irritar, me cansam. O natal perdeu, há muito tempo, seu sentido original. De que adianta falar no natal, no nascimento de Cristo, se esse Cristo do natal não faz nenhuma diferença em nós?

Acho que é justamente isso o que mais me irrita no natal. Essa é apenas uma data festiva como outra qualquer para a maioria das pessoas. É uma data que não faz a menor diferença.

O natal não faz o menor sentido se o Cristo do natal não nascer e renascer todos os dias para cada um de nós.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com toda a matéria, acho que datas independentemente de ser Natal ou algo do tipo são sim fatos bastante comerciais...
Nem sei como esse tipo de pessoa que só se lembra de outra no Natal tem a cara-de-pau de não falar com você no resto do ano.
Pessoas de bom-senso, vamos ser cordiais todo o ano, vamos esquecer as formalidades e mostrar o nosso espírito de felicidade seja lá a época do ano.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com toda a matéria, acho que não só o Natal, mas qualquer outra data comemorativa é sim uma época bastante comercial, afinal, o "Marketing é o negócio".
Pessoas sem o menor bom-senso falam com você apenas nesta data do ano e por incrível que pareça ela descaradamente te esquece no resto dos dias, isso sim é ser cara-de-pau.
Pessoas de todo o mundo, vamos ser cordiais todos os dias do ano, e não apenas numa dessas datas capitalistas, vamos mostrar o nosso lado gentil o ano inteiro (mesmo que isso possa ser difícil) mas tentem.
Enfim, que toda essa falsidade seja deixada de lado.