Luís Nassif comenta em seu blog (http://luisnassif.blig.ig.com.br) o editorial do "Estadão" sobre o programa "Bolsa Família" do Governo Federal.
O jornalista, um dos mais respeitados comentaristas econômicos do país, menciona "o Bolsa Família como a grande obra legitimadora do governo Lula".
A respeito do editorial, Nassif diz que o "Estadão" se rendeu aos fatos ao não tratar o programa como "bolsa esmola, como fator de atraso, de acomodação" - é isso o que faz a maior parte da grande mídia.
É o que fica claro na transcrição de um trecho do editorial:
"Nem todos os bolsistas são necessariamente lulistas. Existem os que nem sequer sabem de onde vem o dinheiro. Mas o desempenho eleitoral do presidente no Nordeste decerto guarda íntima relação com o fato de que ali vive praticamente a metade dos destinatários do programa".
Escreve Nassif:
"A grande arma do grande Patrus Ananias foi cercar o programa de técnicas estatísticas modernas, de indicadores relevantes, de ter a humildade de aceitar assessoramento para programas de qualidade e gestão. Foram os indicadores que derrubaram os maliciosos das planilhas e conquistaram a adesão quase geral.
A grande batalha de inclusão social foi possível quando estatísticos bem intencionados se colocaram a campo, com números e dados, e derrubaram as manipulações daqueles que usam a planilha exclusivamente com objetivos anti-sociais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário