domingo, 4 de maio de 2008

Leitura das manchetes

Todos os jornais da cidade destacaram o lançamento da candidatura da deputada federal Fátima Bezerra (PT) à prefeita de Natal, que ocorreu ontem, no Hotel Parque da Costeira. A governadora Wilma de Faria (PSB), o presidente do Senado Garibaldi Filho (PMDB) e o prefeito Carlos Eduardo (PSB) anunciaram o apoio à petista, selando a união do PT, PSB e PMDB, partidos que integram a base do governo Lula, em Natal.

A Tribuna do Norte destaca os líderes políticos que estarão no palanque de Fátima: "Palanque do PT terá Carlos, Garibaldi, Henrique e Wilma". A mensagem, apesar de não ser explícita, é inequívoca - a união de todos em torno de Fátima. A curiosidade é o nome da governadora ser citado por último, após o trio dos Alves.

O Diário de Natal excluiu o prefeito na manchete: "Wilma, Garibaldi e Henrique oficializam aliança: é Fátima". Não acrescentou nada.

O Jornal de Hoje fugiu à regra e deu uma manchete negativa. Em vez de se referir ao fato propriamente dito (o lançamento da candidatura), deu destaque a uma frase do senador Garibaldi Filho sobre o deputado estadual Fernando Mineiro (PT): "Garibaldi: Não dá para votar em Mineiro. Ele é o último para mim". Mas essas coisas fazem parte do 'folclore', digamos assim, do JH.

Nenhum comentário: