terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Lula prepara revolução na educação, diz "El País"

Da BBC Brasil, extraída da Folha Online, hoje:


"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara uma revolução na educação brasileira para tentar reverter o quadro negativo na área, o que não conseguiu durante seu primeiro mandato, afirma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário espanhol "El País".

"A primeira promessa de Lula quando assumiu a Presidência em 2002 foi melhorar a qualidade da educação, objetivo em que fracassou, segundo os dados do Ministério da Educação", diz a reportagem.

Para o jornal, "Lula é um político pragmático, sem muita carga ideológica, mas com um grande senso comum".

"Entendeu que, se pretende se candidatar em 2010 a um terceiro mandato, para o qual teria que mudar a Constituição, terá que vencer a batalha da educação, peça fundamental para acabar com as grandes diferenças sociais do país", avalia a reportagem.

Para o jornal, os problemas incluem o analfabetismo ainda relativamente alto, crianças que terminam a escola primária praticamente sem saber ler e sem entender o que lêem, ensino médio não obrigatório, professores que ganham menos que um peão de obra e escolas onde os computadores ainda não chegaram.

"Mudar esse panorama é o objetivo da revolução proposta por Lula: uma base salarial digna para todos os professores do país (cerca de 2 milhões), recursos para a formação do professorado, melhoras nas estruturas das escolas, a obrigatoriedade do ensino médio e a existência de um computador por aluno em todas as escolas públicas", relata a reportagem."
Comentários:

1. Essa história de terceiro mandato tá virando obsessão. Estão forçando a barra pra forjar uma semelhança entre Lula e Chávez.

2. Sobre "professores que ganham menos que um peão de obra", já vivi isso na pele, quando dava aulas no Projeto Aprendiz Cidadão do Senac. Quando meu contrato temporário terminou e fui assinar o contrato pra me tornar efetivo, meu salário foi reduzido e fiquei ganhando menos que o pessoal da limpeza.

Nenhum comentário: