sexta-feira, 14 de julho de 2006

Ombusdman da Folha critica declarações eleitoreiras no caso PCC

Quando suspeitas viram manchetes

Do Bolg do Emir Sader (www.agenciacartamaior.com.br):

"O ombudsman da Folha de São Paulo, Marcelo Beraba, criticou a edição desta quinta-feira do jornal, que deu destaque às afirmações do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), insinuando uma relação entre o PT e o PCC. Beraba escreveu: “Não há justificativa jornalística para a Folha destacar, como manchete de sua principal página de política (A5), as "desconfianças" e "dúvidas" do presidente do PFL: "Bornhausen diz que desconfia de elo entre PT e PCC". Não há fato, não há prova, são apenas declarações eleitoreiras que o jornal não soube avaliar. Deveria ter lido antes o editorial da página A2 de hoje, "Novos ataques": "Políticos, na crise da segurança paulista, travam uma batalha retórica que confunde e ofende a opinião pública". Se "desconfianças" e "dúvidas" com acusações graves como estas viram manchete na Folha, imagine o que esperar desta campanha e da cobertura jornalística”.


O ombudsman da FSP segue cumprindo seu difícil papel de cobrar a forma pela qual o peso das opções editoriais - tucanas - do jornal pesa sobre a cobertura. Neste caso, "suspeitas" de Bornhausen são transformadas em manchetes.


Como alerta Marcelo Beraba - tomara que a advertência pudesse chegar a todos os leitores, para que se precavenham: imagine a cobertura que se pode esperar da FSP para a campanha presidencial (ainda mais que seu colunista permanente é candidato ao governo de São Paulo e a presidente em 2010.)"

2 comentários:

Anônimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

Anônimo disse...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»