segunda-feira, 26 de novembro de 2007

TV muda voto do eleitor

A televisão tem o poder de mudar o voto do eleitor. É o que revela uma pesquisa dos professores Stephano Della Vigna e Ethan Kaplan, realizada nos Estados Unidos, que mediu o efeito da mídia sobre a eleição presidencial de 2000 naquele país. A pesquisa foi divulgada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim no seu blog "Conversa Afiada".

A pesquisa dos professores tem o seguinte título em português: "O Efeito da Fox News: A Eleição e a Partidarização da Mídia".

“Entre outubro de 1996 e novembro de 2000 (primeira eleição de Bush), o conservador Fox News Channel entrou na programação a cabo de 20% das cidades americanas... Com a análise de resultados eleitorais de 9.256 cidades, investigamos se o Partido Republicano (de Bush) aumentou a percentagem de votos nas cidades em que a Fox News entrou até o ano 2000. Nós descobrimos que, entre 1996 e 2000, a introdução da Fox News no mercado teve um efeito significativo nas eleições presidenciais. Os republicanos ganharam entre 0,4% e 0,7% de votos em cidades que exibiam a Fox News. A Fox News também afetou o comparecimento dos eleitores e a percentagem de votos dados aos Republicanos para o Senado. NOSSAS ESTIMATIVAS CHEGAM À CONCLUSÃO DE QUE A FOX NEWS CONVENCEU ENTRE 3 E 28% DE SEUS ESPECTADORES A VOTAR NO PARTIDO REPUBLICANO...”, diz o resumo da pesquisa.

O ensaio foi publicado no Quarterly Journal of Economics, em agosto de 2007.

A história recente das eleições no Brasil mostra que, por aqui, as coisas não são muitos diferentes e a mídia (principalmente a TV Globo) tem enorme poder de manipular a informação para influenciar no voto dos eleitores.

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